Layssa Machado Engenharia
Economia

Programa ‘Desenrola para pequenas empresas’ e retomada de crédito são reivindicações do Conselhão de Lula

Por Wander Lopes

22/04/2024

O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, informou que o Acredita, programa de reestruturação do mercado de crédito no Brasil com quatro eixos e lançado nesta segunda-feira (22), é uma reivindicação do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), mais conhecido como Conselhão.

“Essa reivindicação saiu do Conselho. Eu vim na primeira reunião do Conselhão e eu me recordo da Luiza Trajano junto com um dos bancos mais importantes do Brasil criticando que as pessoas [jurídicas] pequenas não tinham crédito e que precisavam de crédito. Nós tínhamos que arrumar um jeito para o crédito”, afirmou França. “Montamos essa engenharia, e o [ministro da Fazenda, Fernando] Haddad e toda a equipe muito prestativa de juntar essa engenharia com FGO [Fundo de Garantia de Operações] para anunciar o Desenrola das pessoas jurídicas”, acrescentou.

 

Eixos

Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, todo negócio começa pequeno, mas pode pensar grande. “Temos quatro eixos, que vão do microcrédito, CadÚnico, oferecendo aos microempreendedores, formalizados ou não, uma porta, não uma porta de saída, porque não queremos que ninguém saia, mas se emancipem, conquistem uma oportunidade, possam como foi o depoimento aqui feito de começar pequeno, mas pensar grande.”, ressaltou.

Haddad destacou o terceiro eixo, que vai focar no setor da construção civil. “Não tem país conhecido que tenha chegado a patamares elevados de desenvolvimento econômico sem ter passado pelo fortalecimento da construção civil. Ela é uma preciosidade em todo lugar. Gera muito emprego, oportunidade, oferece casa própria para as pessoas ou aluguel barato”, disse.

Publicidades

Mais Notícias