terça-feira, 25 de agosto de 2026
Folha do Estado Brasil
Campo Grande

Ampliação da Tarifa Social pode alcançar 57 mil famílias

Compartilhe WhatsApp Facebook
Ampliação da Tarifa Social pode alcançar 57 mil famílias
Camara Ms

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos (Agereg), em parceria com a Águas Guariroba, formalizou nesta terça-feira (25) a ampliação da Tarifa Social de Água e Esgoto. A medida tem potencial para ampliar significativamente o número de famílias beneficiadas, passando de aproximadamente 23 mil para até 57 mil.

Mais do que um desconto na conta de água, a ampliação representa um importante instrumento de inclusão social. Para famílias que vivem em situação de vulnerabilidade, garantir o acesso contínuo à água tratada e ao esgotamento sanitário significa também preservar condições básicas de saúde, dignidade e qualidade de vida.

A chefe do Executivo, Adriane Lopes, esteve no evento e destacou a importância que a ampliação representa para a sociedade. A prefeita ressaltou que a realidade da Tarifa Social é um avanço que demonstra o compromisso em ampliar o acesso aos serviços essenciais.

“Estamos falando de milhares de famílias que poderão ter mais qualidade de vida dentro de casa. É uma política que promove dignidade e mostra que a gestão pública está com o olhar direcionado para a população vulnerável da nossa cidade. Vamos garantir proteção e dignidade para 57 mil famílias em Campo Grande”, afirmou a prefeita.

A Tarifa Social tem uma trajetória construída ao longo dos anos em Campo Grande. Instituída pela Lei Municipal nº 3.928/2001, a política passou por atualizações para acompanhar as novas diretrizes nacionais estabelecidas pela Lei Federal nº 14.898/2024. No município, a regulamentação, especialmente por meio da Norma Agereg nº 01/2025, estruturou a aplicação do benefício considerando as características locais e ampliando a proteção aos usuários em situação de vulnerabilidade.

A legislação federal consolidou a Tarifa Social como uma política de proteção às famílias de baixa renda. Entre os critérios estão a renda familiar per capita de até meio salário-mínimo e a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) ou a existência, na família, de beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O diretor da Agência de Regulação, Paulo Silva, falou do empenho da equipe técnica da Agereg e enfatizou a responsabilidade da gestão com as famílias menos favorecidas.

“Nosso papel, enquanto agência reguladora, é contribuir para que o serviço público seja prestado com transparência e, principalmente, com atenção às necessidades da população. Não posso deixar de mencionar a nossa equipe técnica, que atuou com excelência nesta construção. A Tarifa Social é uma política pública que vai atender a quem realmente tem direito e isso representa para nós um avanço importante”, afirmou o diretor-presidente da Agereg.

Outro dado relevante está na faixa de consumo contemplada pelo desconto. Em Campo Grande, o benefício de 50% passa a alcançar o consumo de até 20 metros cúbicos mensais, ampliando a proteção em relação ao limite mínimo estabelecido pela legislação federal.

A regulamentação também assegura desconto mínimo de 50% sobre a tarifa aplicável à primeira faixa de consumo, correspondente aos primeiros 15 metros cúbicos mensais.

Um dos principais avanços da nova sistemática é a automatização da identificação dos beneficiários a partir das informações disponíveis no CadÚnico.

Na prática, a utilização dos dados dos cadastros sociais reduz a necessidade de procedimentos burocráticos e facilita o acesso ao benefício pelas famílias que já atendem aos critérios estabelecidos. A medida contribui para que a política pública chegue de maneira mais efetiva ao público para o qual foi criada.

Para o presidente da Concessionária Águas Guariroba, Gabriel Buim, a ampliação da Tarifa Social representa um avanço na parceria com o poder público e permitirá que um número maior de famílias tenha acesso ao benefício. Segundo ele, a medida também representa um importante apoio ao orçamento familiar, com a redução de 50% no valor da tarifa.

“Esse é um número significativo. Ampliar o alcance da Tarifa Social para as famílias é um benefício muito relevante. A tarifa reduzida representa uma tranquilidade significativa no orçamento de quem mais precisa”, ressaltou o presidente.

Com a atualização, Campo Grande fortalece uma política pública que une justiça social, acesso ao saneamento, proteção econômica e sustentabilidade, ampliando a possibilidade de que milhares de famílias tenham acesso a serviços essenciais com mais segurança e dignidade.

A ampliação da Tarifa Social representa, assim, não apenas uma mudança na forma de conceder um benefício, mas o fortalecimento de uma política pública que coloca as pessoas em situação de vulnerabilidade no centro das ações de proteção social.


#ParaTodosVeem: A imagem de capa mostra a prefeita Adriane Lopes segurando o documento assinado da ampliação da Tarifa Social de Água e Esgoto, ao lado de Gabriel Buim, presidente da Concessionária Águas Guariroba, e Paulo Silva, diretor da Agência Municipal de Regulação (Agereg).

Continue lendo

Notícias relacionadas