terça-feira, 18 de agosto de 2026
Folha do Estado Brasil
Cidades

Corumbá sedia encontro regional para qualificação das equipes do SUAS

Compartilhe WhatsApp Facebook
Corumbá sedia encontro regional para qualificação das equipes do SUAS
STIC, https://stic.corumba.ms.gov.br/

Corumbá recebe nesta terça e quarta-feira, 18 e 19 de agosto, o encontro “SUAS em Ação”, iniciativa voltada à formação, ao apoio técnico e à integração das equipes que atuam na política de assistência social.
Realizado no Anfiteatro Salomão Baruki, o encontro reúne representantes de 13 municípios das regiões Pantanal e Sudoeste: Anastácio, Aquidauana, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caracol, Corumbá, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Ladário, Miranda, Nioaque e Porto Murtinho.
A programação é promovida pela Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos, em parceria com a Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. Também participam da organização áreas técnicas estaduais e a Escola do SUAS Mariluce Bittar.
O objetivo é aproximar as equipes estaduais dos municípios, ampliar a qualificação profissional e fortalecer a articulação entre gestores, trabalhadores e a rede socioassistencial. A iniciativa também busca contribuir para o aprimoramento da gestão e para a implementação das ações do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de acordo com as características de cada território.
Durante a abertura, o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Alexandre Ramos de Ohara, destacou a importância da formação e da atuação integrada das políticas públicas diante das diferentes realidades encontradas na região.
“Falar de assistência social é falar de território”, afirmou. Segundo ele, o fortalecimento dos trabalhadores, da gestão e do trabalho em rede é fundamental para que os serviços públicos respondam às necessidades da população.
Representando o prefeito Gabriel Alves de Oliveira, a diretora-presidente do Procon, Raquel Bryk, destacou a importância da realização do encontro em Corumbá e da integração entre Estado e municípios para o aprimoramento das políticas públicas.
A superintendente de Assistência Social e Direitos Humanos, Ana Karina do Prado Ávila, ressaltou que o programa busca ampliar o conhecimento sobre o SUAS e valorizar o trabalho desenvolvido pelas equipes municipais.
Programação
Nesta terça-feira, a programação inclui palestras e debates sobre trabalho escravo e ações de prevenção, assistência social em regiões de fronteira, articulação institucional, indicadores e experiências desenvolvidas pelos municípios.
Entre os temas estão “O Trabalho Escravo no Mato Grosso do Sul e as Ações de Prevenção do Programa Escravo, Nem Pensar!”, com Rodrigo Teruel, da Repórter Brasil, e “Assistência Social na Fronteira: Territórios Pactuados pela Realidade”, com o professor doutor Marco Aurélio Machado de Oliveira, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
À tarde, estão previstas atividades sobre articulação institucional para elaboração de políticas públicas, indicadores e apresentação de práticas municipais.
Na quarta-feira, 19, serão realizados minicursos simultâneos, nos períodos da manhã e da tarde, com conteúdos sobre Proteção Social Básica, Proteção Social Especial, Gestão do Trabalho e Educação Permanente, Gestão do SUAS, Relatórios Técnicos e Programa Escravo, Nem Pensar.

Continue lendo

Notícias relacionadas