1
Mundo

Coreia do Sul cancela pedido de 36 helicópteros Apache AH-64

Um pedido de compra de 36 helicópteros de ataque Apache AH-64 feito pela Coreia do Sul foi cancelado após uma grande redução no orçamento

Por Wander Lopes

09/07/2025

Essas aeronaves se juntariam aos 36 AH-64 já adquiridos para o serviço da República da Coreia (ROK). Mas, de acordo com o The Korea Times, o acordo de US$ 2,2 bilhões foi cancelado depois que o financiamento foi quase zerado em um orçamento suplementar aprovado na sexta-feira passada.

No entanto, especialistas afirmam que essa movimentação pode demonstrar que o uso de helicópteros de ataque em combates pode estar com os dias contados, especialmente com o aumento do uso de aeronaves não tripuladas, como drones, nos conflitos entre a Rússia e a Ucrânia.

É o que sugere Yu Yong-weon, membro da Assembleia Nacional da Coreia do Sul, pertencente ao Partido do Poder Popular. Ao The Korea Times, ele disse que a vulnerabilidade dos helicópteros à proliferação de defesas aéreas motivou a decisão.

“Drones e sistemas inteligentes estão redefinindo os campos de batalha modernos… Em vez de nos apegarmos a plataformas antigas e caras, devemos investir em capacidades que reflitam o futuro da guerra”, disse ele ao veículo coreano. 

Enquanto o Apache não está completamente obsoleto, houve uma mudança nos cenários de guerra. Helicópteros como o AH-64 são lentos e operados em baixa altitude, o que torna eles alvos fáceis para equipamentos mais modernos.

Na Ucrânia, vídeos mostraram vários helicópteros russos, incluindo o Mi-24/35 e o Mi-28, sendo destruídos por drones de baixo custo e mísseis portáteis. Essas perdas deixaram claro ao mundo o quão perigoso o espaço aéreo moderno se tornou para aeronaves de asas rotativas tradicionais.

Publicidades

2

Mais Notícias