1
Saúde

Fusão de Rede D’Or e SulAmérica é alvo de críticas duras

Rede D´Or chega ao Mato Grosso do Sul

Por Wander Lopes

20/03/2025

A fusão da Rede D’Or, maior rede de hospitais do país, e da operadora de planos de saúde SulAmérica está sendo alvo de críticas duras. Grandes hospitais entraram como terceiros interessados no Conselho Administrativo de Defesa Econômico (Cade), questionando o negócio, e uma das diretorias da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) emitiu contra a transação. Mas, segundo fontes, a fusão deve ser aprovada, ainda que com restrições.
 

Os hospitais AC Camargo, Albert Einstein, Alemão Oswaldo Cruz, BP-Beneficência Portuguesa, HCor, Mater Dei e Sírio-Libanês e a administradora de planos de saúde por adesão Supermed entraram como terceiras interessadas no Cade. O volume de reclamantes no Cade chama atenção. Em geral, são quatro, ou seja, a metade do registrado nesse processo.

“Tenho preocupações concorrenciais e assistenciais. Passei informações estratégicas e confidenciais à SulAmérica, mas se soubesse que iriam se juntar à Rede D’Or não teria feito. Não sou contra a fusão em si, mas gostaria que fosse estabelecida alguma governança, contrapartidas para preservar a concorrência”, disse Victor Piana de Andrade, CEO do AC Camargo Cancer Center. Um dos principais argumentos dos hospitais é que a SulAmérica possa vir a centralizar ou privilegiar a Rede D’Or nos atendimentos — o que é visto com ressalvas por fontes do setor porque a seguradora poderia sofrer represálias desses grandes hospitais com o descredenciamento e, consequentemente, levar a cancelamentos por parte dos usuários.

 

Voltaremos…….

Publicidades

Fran 3

Mais Notícias