Governo Maduro quer prisão de Milei por confisco de avião na Argentina
O pedido se estenderá para a irmã e secretária geral dele, Karina Milei, e da ministra argentina da Segurança, Patricia Bullrich, pela entrega de uma aeronave da Emtrasur, empresa estatal venezuelana, aos Estados Unidos.
O promotor do Ministério Público venezuelano, Tarek William Saab, disse em pronunciamento que foi designado dois promotores para darem início aos processos para a emissão das ordens de prisão, pela confiscação e envio do Boeing 747 para os EUA, que acabou destruindo a aeronave, em fevereiro deste ano.
Os EUA alegavam que o Boeing tinha pertencido previamente à empresa iraniana Mahan Air, companhia aérea alvo de sanções por supostas ligações com a Força Quds da Guarda Revolucionária Iraniana, que o Departamento de Justiça norte-americano qualifica como “organização terrorista”.
Na ocasião, a Venezuela acusou a Argentina e os Estados Unidos de promoverem um “roubo descarado” da aeronave. Como resposta, proibiu que aviões de companhias argentinas sobrevoassem seu espaço aéreo.
Saab também disse que uma investigação sobre a suposta violação de direitos humanos na Argentina será iniciada.