Jair Bolsonaro se pronuncia após explosão em Brasília: ‘Maluco’
Jair Bolsonaro fez um breve pronunciamento na última quarta-feira (13) dando a sua opinião sobre o homem que se explodiu na Praça dos Três Poderes, em Brasília. O ex-presidente explicou que não chegou a conhecer o conhecê-lo.
O comentário foi feito para a coluna de Igor Gadelha, e Bolsonaro descreveu o autor como “maluco”. “Maluco. Talvez tenha deixado algo escrito ou gravado”, afirmou. O homem havia sido candidato a vereador pelo PL de Santa Catarina em 2020, mas não conseguiu se eleger, recebendo apenas 98 votos.
Bolsonaro declarou ainda que se filiou ao partido apenas em 2021 e que, no momento do ocorrido, estava em casa, tomando conhecimento do caso apenas por meio de notícias divulgadas pela imprensa.
Homem morre durante explosão em Brasília
O homem morreu ao lançar um explosivo embaixo da marquise do Supremo Tribunal Federal (STF). Após a primeira atitude, ele se deitou no chão e acionou um segundo dispositivo, vindo a óbito.
Além disso, um carro estacionado no Anexo 4 da Câmara dos Deputados também explodiu. Conforme divulgado pelo portal G1, antes de cometer o ato, o indivíduo teria aberto parte da roupa, mostrando os explosivos colocados juntos ao corpo.
A polícia fez o uso de cães farejadores para verificar a existência de novos explosivos. Ambas as explosões ocorreram em um intervalo de aproximadamente 20 segundos. De acordo com Ulisses Gabriel, delegado-geral da Polícia Civil, o carro encontrado no estacionamento está em nome do autor.
No porta-malas do veículo, ainda foram encontrados tijolos e fogos de artifício. A Polícia Federal abriu um inquérito para verificar quais teriam sido as causas da explosão, diante da possibilidade de um novo ataque aos Três Poderes.