Lula diz que ligação a Trump será para COP30, e não por tarifas: "Quero ouvir o que ele pensa sobre o clima

Durante declaração nesta terça-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esclareceu que pretende entrar em contato com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não para tratar das tarifas recentemente impostas pelos norte-americanos, mas sim para convidá-lo oficialmente a participar da COP30, que será realizada em novembro de 2025, em Belém do Pará.
"Não vou ligar para o Trump para falar de comércio, porque ele não quer conversar. Mas vou fazer uma ligação para convidá-lo à COP30. Quero saber qual é a posição dele sobre o clima", afirmou Lula.
O presidente também mencionou que pretende estender convites a outros líderes globais, incluindo Xi Jinping, da China, e Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia. Sobre o presidente russo, Vladimir Putin, Lula comentou que não deverá fazer o mesmo devido às restrições diplomáticas que impedem Putin de viajar internacionalmente no momento.
“Vou ligar para muitos presidentes. Só não ligo para o Putin porque ele não está podendo sair do país”, completou Lula, reforçando o esforço diplomático do Brasil para garantir uma COP30 representativa e com alto engajamento internacional.