Layssa Machado Engenharia 1
Curiosidade

Por que Starlink recuou em decisão e vai bloquear o X no Brasil

Por Wander Lopes

05/09/2024

A Starlink, empresa de internet via satélite de Elon Musk, voltou atrás e anunciou nesta terça-feira (3/9) que irá bloquear o X no Brasil, conforme determinado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A decisão de Moraes sobre o bloqueio da rede social no Brasil foi tomada na sexta-feira (30/8), após o bilionário Elon Musk, dono do X desde outubro de 2022, descumprir medidas determinadas pelo STF, como a indicação de um representante legal da rede social no Brasil.

Após a decisão de Moraes, a Starlink classificou a ordem como "inconstitucional" e recorreu na Justiça.

A recusa inicial em suspender o X podia causar outras sanções para a Starlink, como ser impedida de continuar operando no país por descumprir ordens judiciais.

Na semana passada, Moraes havia determinado o bloqueio das contas bancárias da Starlink para garantir o pagamento de multas estipuladas pelo descumprimento de decisões sobre o bloqueio de perfis de investigados pela Corte na rede social X (antigo Twitter).

O bloqueio das contas não deve não afetar o contrato com o governo federal, mas coloca em risco a atividade da empresa em solo brasileiro.

Nesta terça, a empresa de Musk anunciou que irá cumprir a determinação de Moraes sobre o bloqueio do X.

"Independentemente do tratamento ilegal dado à Starlink no congelamento de nossos ativos, estamos cumprindo a ordem de bloquear o acesso ao X no Brasil", disse uma publicação da Starlink em rede social.

Publicidades

Mais Notícias