Suzano promove ação pedagógica para 215 crianças e adolescentes em Dois Irmãos do Buriti (MS)
A convite da Escola Municipal Nero Menezes de Ávila, a empresa apresentou seu processo produtivo na nova fábrica em Ribas do Rio Pardo e entregou 91 kits escolares aos(às) alunos(às) durante a ação.
A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir de árvores plantadas de eucalipto, promoveu na quarta-feira (17/09), uma ação pedagógica para cerca de 215 crianças e adolescentes da Escola Municipal Nero Menezes de Ávila, no distrito de Palmeiras, em Dois Irmãos do Buriti (MS). Por meio de exposição de materiais como mudas, eucalipto, celulose em vários estágios de produção, papéis de escrever e de higiene, colaboradores(as) explicaram os processos produtivos e ações sustentáveis nas operações florestais e industriais da empresa, com destaque para a Unidade Ribas do Rio Pardo.
Na ocasião, que contou com a presença de representantes do poder público municipal, a Suzano também realizou a doação à instituição de 91 kits escolares preparados para atender a realidade de cada uma das etapas de ensino da educação básica, sorteados entre os(as) estudantes presentes. Ao todo, foram sorteados 10 kits para alunos(as) da Pré-escola, 11 para crianças do Ensino Fundamental I, 28 do Ensino Fundamental II e 42 para adolescentes do Ensino Médio. Além disso, os(as) alunos(as) puderam conhecer por dentro um caminhão tritrem utilizado nas operações de logística florestal da empresa.
“Manter um diálogo constante, cultivando uma relação de respeito e parceria com as comunidades vizinhas às nossas operações, faz parte da cultura da Suzano. Dessa forma, essa interação com a comunidade da Escola Nero Menezes de Ávila não só representa uma grande oportunidade de apresentarmos as nossas práticas sustentáveis e responsáveis, comprometidas com o desenvolvimento local, mas também nos ajuda a colocar em prática o nosso direcionador que diz que “só é bom para nós se for bom para o mundo”. Acredito que assim estamos contribuindo com o processo educativo e , como resultado, promovendo o desenvolvimento das pessoas nas regiões onde atuamos”, destaca Rodrigo Zagonel, diretor de Operações Florestais da Suzano em Ribas do Rio Pardo.
Idealizadora do projeto “Plantio ao Consumo Final do Eucalipto Celulose", realizado com a 2ª série, a professora do Ensino Fundamental Julielen Januário Moura de Paula foi uma das idealizadoras da ação. Ela destaca que viu no Programa Agrinho uma oportunidade de apresentar às crianças todo o potencial do eucalipto, matéria-prima que faz parte da sua realidade cotidiana na região, e acrescenta: “uma das razões que me fez trabalhar esse tema foi poder mostrar aos estudantes as práticas sustentáveis no cultivo de eucalipto, seu potencial econômico e a importância de equilibrar desenvolvimento com proteção ambiental”.
Ainda de acordo com a professora, o programa Agrinho – iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR/MS – possibilitou que os(as) estudantes visitassem as operações florestais para acompanhar o processo do plantio até a colheita. “A partir disso, eles elaboraram gráficos, desenvolveram pesquisas e cartazes sobre os produtos derivados da celulose e aprenderam sobre as possibilidades de aproveitamento do eucalipto, deixando claro que não há desperdício de nenhuma parte da árvore. Por fim, aprenderam a fazer sabonete líquido e em barra à base da folha de eucalipto”, completa.
Conforme Andreia Silva de Souza, diretora da escola, a parceria faz parte de uma estratégia pedagógica ampla que auxilia no aprendizado dos(as) alunos(as). “O evento contribuiu muito para a promoção da educação ambiental, já que o meio ambiente é tão presente na vida dessas crianças. Uma parte delas mora na área rural e todas estão a poucos quilômetros do Rio Aquidauana, então para nós essa aproximação com a Suzano foi de suma importância. Estamos falando de uma empresa que faz parte da vida delas, está no dia a dia da região e mostra comprometimento com o meio ambiente. Foi uma grande oportunidade de aprendizado,” ressalta.