1
Política

Vereadores se unem à FIEMS para capacitar 10 mil trabalhadores em CG

Por Wander Lopes

15/05/2025

 

  

 

A Câmara Municipal de Campo Grande uniu forças com a Federação das Indústrias de MS (FIEMS) e o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e vão anunciar no dia 29 de maio o programa ‘Pronto Pro Trabalho’ que tem a ambiciosa meta de oferecer gratuitamente para a população até 10 mil vagas em cursos de capacitação e qualificação para o trabalho. 

  

O programa que será lançado na Câmara visa suprir uma das mais importantes lacunas do mercado de trabalho que é a qualificação de pessoas desempenharem as funções solicitadas pelo comércio, indústrias e serviços. “Vamos atender quem quer trabalhar e quem já está trabalhando e quer aumentar suas habilidades para poder ser promovido e ganhar mais”, comentou o vereador Papy (Epaminondas Neto), presidente do Legislativo, salientando que a presença da Câmara nesse projeto visa ampliar o mercado local de trabalho. 

  

“Não podemos ficar para trás”, adverte Papy, lembrando que o Mato Grosso do Sul está recebendo mais de R$ 120 bilhões em investimentos privados, sobretudo na área industrial, e que a Capital precisa se credenciar para atender essas empresas que, na sua maioria, estão indo para o interior, sobretudo para a Costa leste. 

  

Nessa semana, Papy e diversos vereadores e assessores de vereadores visitaram as instalações do Senai, percorreram os laboratórios e salas de aula simuladas, conhecendo as instalações e reforçando a importância de integrar políticas públicas de qualificação com as demandas reais do mercado de trabalho. 

  

O diretor regional do SENAI, Rodolpho Mangialardo, apresentou a estrutura do Serviço e disse ser de “extrema importância mostrar aquilo que o Senai tem de capacidade e estrutura. Temos uma série de laboratórios e salas de aula simuladas que conectam a necessidade da indústria com a prática do ensino”. 

  

Papy disse que com essa parceria, a Câmara através de cada um dos 29 vereadores, oferece mais uma oportunidade concreta de aumentar a renda da população, através do empregos qualificados. “Essa é uma ferramenta de transformação da vida das pessoas. É o resultado de um trabalho coletivo, entre os vereadores, o SENAI e a FIEMS, para dar um retorno positivo para as pessoas”, assinalou. 

  

A proposta é qualificar na prática e preencher vagas que já estão disponíveis no mercado — seja na indústria, no meio rural ou no comércio. 

  

PROGRAMA - O programa Pronto Para o Trabalho será lançado oficialmente no dia 29 de maio, na Câmara Municipal, e tem como objetivo promover a qualificação profissional em áreas como construção civil, alimentos e bebidas, setor automotivo, manutenção e logística, aproximando os cidadãos das oportunidades reais de emprego. 

  

O presidente da Câmara informou que as pessoas interessadas podem procurar qualquer um dos vereadores, no bairro ou na Câmara, para serem encaminhadas para o programa. 

 

Publicidades

Fran 3

Mais Notícias