Coreia do Sul dispara tiros de advertência após soldados norte-coreanos cruzarem fronteira

Soldados da Coreia do Sul dispararam tiros de advertência nesta terça-feira (8) depois que um grupo de cerca de 10 militares norte-coreanos cruzou brevemente a fronteira terrestre entre os dois países, dentro da Zona Desmilitarizada (DMZ).
O incidente ocorreu na região oriental da linha de frente por volta das 17h, no horário local (5h, no horário de Brasília), e foi relatado pelo Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul (JCS), segundo a agência de notícias Yonhap.
De acordo com o JCS, os soldados norte-coreanos atravessaram a Linha de Demarcação Militar, que divide a península na DMZ, uma das fronteiras mais fortificadas do mundo. Em resposta, as forças sul-coreanas emitiram mensagens de alerta por meio de alto-falantes e dispararam tiros de advertência, o que levou os militares do Norte a recuarem.
“Nossos militares estão monitorando de perto a atividade militar norte-coreana e tomando as medidas necessárias com base nos procedimentos operacionais”, informou o JCS em um comunicado à imprensa.