1
Economia

Fiems firma acordo para atrair trabalhadores paraguaios para Mato Grosso do Sul

Por Wander Lopes

20/02/2025

A Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems) assinou um acordo de cooperação com o poder público e entidades privadas para facilitar a contratação de trabalhadores paraguaios por empresas sul-mato-grossenses e regularizar aqueles que já atuam no Estado. O protocolo de intenções foi formalizado na última quarta-feira (19/02) entre Fiems, Senai, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Câmara de Comércio Paraguai-Brasil.

Com a parceria, paraguaios interessados em trabalhar no Estado poderão emitir CPF, carteira de trabalho e visto diretamente na Superintendência Regional do MTE em Campo Grande. Aqueles que necessitarem de regularização também contarão com suporte no órgão. Além disso, serão oferecidos cursos de português em parceria com universidades públicas e microcertificações profissionais pelo Senai.

A Fiems trabalhará para sensibilizar o setor produtivo sobre os benefícios da contratação de trabalhadores paraguaios, enquanto o Senai ofertará capacitações alinhadas às necessidades da indústria. Já a Câmara de Comércio Paraguai-Brasil atuará como elo entre empresas brasileiras e paraguaias para facilitar a identificação e recrutamento de mão de obra interessada.

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, destacou que a iniciativa busca suprir a carência de mão de obra qualificada no Estado. Segundo ele, há cerca de 25 mil vagas abertas no mercado de trabalho local, mas muitas empresas enfrentam dificuldades para preenchê-las.

"Nosso objetivo é atrair pessoas interessadas em trabalhar na indústria sul-mato-grossense e regularizar quem já está atuando no Estado de forma irregular. Isso garante maior segurança e estabilidade para todos", afirmou Longen.

O superintendente do Trabalho e Emprego em Mato Grosso do Sul, Alexandre Moraes Cantero, ressaltou que a medida também visa combater o tráfico de pessoas e situações de trabalho análogas à escravidão. "Muitas vezes, esses estrangeiros são vítimas de tráfico ou resgatados dessa condição. Essa parceria permite auxiliar o setor produtivo e promover a inclusão no trabalho formal, alinhando-se à agenda do trabalho decente do Estado brasileiro", pontuou.

Para Nevercindo Cordeiro, diretor da Câmara de Comércio Paraguai-Brasil, a iniciativa fortalece a integração entre os dois países dentro da Rota Bioceânica. "Essa é uma grande oportunidade para que jovens paraguaios adquiram experiência profissional no Brasil e retornem ao seu país qualificados. Esse acordo beneficia ambas as partes e Mato Grosso do Sul certamente colherá bons resultados ao contratar trabalhadores paraguaios", avaliou.

A assinatura do documento contou com a presença do vice-presidente da Fiems, Crosara Júnior; do diretor da Fiems, Régis Comarella; do diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo; e da empresária Simone Oliveira, da indústria Nilcatex Têxtil.

 

Publicidades

Fran 3

Mais Notícias