Mundo

Sem Lula e com embaixadora brasileira, Maduro toma posse nesta sexta sob esquema militar

Ditador convocou militares e policiais para segurança do evento; eleição é contestada pela oposição, que convocou protestos

Por Wander Lopes

10/01/2025

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, toma posse nesta sexta-feira (10) e assume o terceiro mandato como presidente do país. Em meio a um resfriamento da relação com o venezuelano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não vai à cerimônia, e o Brasil será representado pela embaixadora em Caracas, Gilvânia Maria de Oliveira. O evento terá forte esquema de segurança, com ameaças de protestos pela oposição a Maduro.

Apesar de a Venezuela ter convidado o Brasil para a posse, o documento não foi enviado especificamente a Lula. Segundo fontes ouvidas pela RECORD, o convite foi recebido na terça (7). O texto chama o corpo diplomático brasileiro para o evento.

Devido ao clima entre os dois políticos, Lula já tinha decidido não ir ao evento, mesmo antes de o convite ser recebido pelo Brasil. Nos bastidores, o presidente marcou posição de não comparecer. O assessor do petista para assuntos internacionais, Celso Amorim, que atuou em mediações durante as eleições venezuelanas, também não deve marcar presença.

Publicidades

Mais Notícias