Clínica Sensoriel traz para MS programa inédito para ajudar adolescentes autistas a desenvolver habilidades sociais, como amizade
Metodologia voltada para o desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e de comunicação é direcionada a jovens com TEA nível 1 e será aplicada em grupos reduzidos.

Por Anderson Viegas
Terapeuta ocupacional LIlianthea Lopes e psicóloga Maura Gabriela trouxeram o Tea Teen para MS (A2L Comunicação/Divulgação).
A Clínica Sensoriel Multiterapias, de Campo Grande, está trazendo para Mato Grosso do Sul um programa inédito voltado a ajudar adolescentes autistas a desenvolver habilidades sociais, emocionais e de comunicação de forma prática e estimulante: o Tea Teen.A iniciativa é destinada a jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de nível 1 de suporte e será aplicada pela terapeuta ocupacional Lilianthea Lopes e pela psicóloga clínica Maura Gabriela.
Elas são as primeiras profissionais do estado habilitadas na metodologia desenvolvida pela psicóloga cognitivo-comportamental e neuropsicóloga Wandersonia Medeiros, que vem revolucionando o tratamento de adolescentes com TEA em todo o país.
Segundo Maura, o programa foi criado especialmente para ajudar adolescentes autistas a se integrarem socialmente, superando dificuldades como isolamento, insegurança e medo de interações em grupo. Ela explica que as atividades são baseadas em metodologias práticas e descontraídas, com resultados que impactam o dia a dia dos participantes.
Lilianthea acrescenta que as sessões são realizadas em grupo, com número reduzido de adolescentes, garantindo atenção personalizada. “O trabalho é conduzido por duas profissionais certificadas, focadas no desenvolvimento real para a vida do adolescente”, afirma.
As profissionais ressaltam que o treinamento de habilidades sociais é essencial para prevenir problemas como ansiedade, baixa autoestima e depressão, que podem surgir em decorrência das dificuldades de interação e comunicação. “Ao fortalecer a compreensão das próprias emoções e comportamentos, o adolescente amplia suas possibilidades de convívio social saudável e significativo”, destacam.
O Tea Teen foca na psicoeducação sobre o autismo, ajudando o jovem a compreender seu diagnóstico e aprimorar a comunicação, a resolução de conflitos e a capacidade de estabelecer e manter relacionamentos.
As inscrições estão abertas para a primeira turma no estado. A clínica fica na rua Alagoas, 1699, vila Célia, em Campo Grande, e mais informações podem ser obtidas pelo telefone/WhatsApp (67) 99920-2400.