1
Mundo

Desertor atravessou a nado fronteira marítima com o Sul, amarrado a um pedaço de isopor, em uma operação que durou 10 horas

Por Wander Lopes

08/08/2025

Um norte-coreano fugiu para a Coreia do Sul nadando pela fronteira marítima. Amarrado a um pedaço de isopor para flutuar, o desertor chegou à Ilha Ganghwa, um território sul-coreano próximo à Coreia do Norte, após cerca de 10 horas no mar, no último dia 30.

Segundo o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, o homem cruzou a chamada Linha de Limite Norte, uma fronteira marítima – listada entre as mais vigiadas do mundo – na costa oeste da Península Coreana.

Ele foi avistado por volta das 4h da manhã de 31 de julho, no horário local, próximo à linha central do rio que marca a divisa. O norte-coreano, exausto, gesticulou pedindo ajuda e, ao ser abordado por um oficial da Marinha sul-coreana, expressou seu desejo de desertar para a Coreia do Sul.

O desertor foi resgatado e levado sob custódia pelas autoridades sul-coreanas. O Ministério da Defesa de Seul disse que ele manifestou intenção de permanecer no país, segundo a agência de notícias Reuters.

Publicidades

2 1

Mais Notícias