Comunidade judaica repudia gesto de Musk semelhante ao de Hitler
Empresário e dono da Tesla ironizou situação em sua conta no X, antigo Twitter, e disse que ‘ataques do tipo estão desgastados’
Elon Musk se tornou alvo de críticas nesta terça-feira (21) após um gesto controverso feito durante um comício de apoio a Donald Trump, em Washington (EUA), na última segunda-feira (20). A comunidade judaica norte-americana classificou o gesto como preocupante, comparando-o a uma saudação nazista.
Durante o discurso no evento, Musk tocou o peito com a mão direita e, em seguida, estendeu o braço com força — repetindo o gesto pelo menos outras duas vezes. Nas redes sociais, internautas rapidamente associaram o movimento à “saudação romana”, gesto historicamente ligado ao nazismo.
Em resposta às críticas, Musk ironizou a situação em sua plataforma X (antigo Twitter): “Francamente, ataques do tipo ‘todo mundo é Hitler’ estão tão desgastados”.
Por meio do X, o Instituto Israel-Brasil, falou pela comunidade judaica, apontando que, embora o bilionário tenha expressado apoio ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, isso não o isenta de acusações de antissemitismo.