2º Seminário Regional UBAA de Direito Ambiental – Região Centro-Oeste acontece em Campo Grande

A União Brasileira da Advocacia Ambiental (UBAA) realizará no dia 19 de agosto de 2025, em Campo Grande (MS), o 2º Seminário Regional de Direito Ambiental – Região Centro-Oeste, com programação das 9h às 18h, no Auditório da OAB/MS.
O evento, gratuito e presencial, reunirá autoridades, juristas, pesquisadores e profissionais do Direito Ambiental para debater os desafios climáticos e ambientais que impactam diretamente a região Centro-Oeste e o país.
Programação
O seminário contará com painéis temáticos conduzidos por especialistas renomados:
• Abertura oficial com Alexandre Burmann (Presidente da UBAA), Luís Cláudio Alves Pereira (Presidente da OAB/MS) e Jaime Elias Verruck (Secretário da SEMADESC).
• Desafios Ambientais e Climáticos para o Mato Grosso do Sul – Luciano Furtado Loubet, Samanta Pineda e Berenice Jacob Domingues.
• Questões Legais e Práticas do Bioma Pantanal – Pedro Puttini Mendes, Tatiana Scaff Teles, Rodiney de Arruda Mauro (EMBRAPA) e Artur Henrique Falcette (SEMADESC).
• Processos Ambientais Administrativos e Judiciais – Terence Trenepohl, Alexandre Raslam, Rosângela Gimenes e Thiago Damião Pereira (IBAMA-MS).
O evento será encerrado com o lançamento das obras “Advocacia Ambiental e as Mudanças Climáticas” e uma homenagem literária a Curt Trennepohl.
Objetivo
De acordo com a UBAA, o seminário tem como objetivo fortalecer o diálogo e a cooperação entre instituições, sociedade civil e profissionais da área, promovendo a troca de experiências e a atualização jurídica diante dos desafios ambientais contemporâneos.
Apoio Institucional
O evento conta com o apoio de Vanessa Lopes Advocacia Ambiental, P&M Direito Ambiental Agrário e Imobiliário, Vetorial Siderurgia, Energética Santa Helena, SINDICARV, OAB/MS, ESA/OAB-MS, IMASUL e SEMADESC.
Serviço
• Evento: 2º Seminário Regional UBAA de Direito Ambiental – Região Centro-Oeste
• Data: 19 de agosto de 2025
• Horário: 9h às 18h
• Local: Auditório da OAB/MS – Campo Grande (MS)
• Inscrições: Gratuitas pelo Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/2-seminario-regional-ubaa-de-direito-ambiental-regiao-centro-oeste/3041141?referrer=www.google.com)
• Informações: ubaa.secretaria@gmail.com