1
Economia

Frigoríficos de MS driblam tarifa dos EUA e encontram novos mercados para carne bovina

Por Wander Lopes

25/07/2025

 

As unidades frigoríficas de Mato Grosso do Sul que antes destinavam parte da produção de carne bovina aos Estados Unidos já adaptaram suas estratégias de exportação diante das novas restrições impostas pelo governo norte-americano. Com agilidade, empresas como a JBS, maior exportadora do Estado, redirecionaram seus embarques para mercados alternativos.

Entre os principais destinos estão China e Chile, que passaram a absorver a carne anteriormente destinada aos EUA. Além disso, fontes do setor revelaram que países do Oriente Médio e das Filipinas também foram incluídos no novo plano logístico das exportadoras.

Segundo o vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Frios, Carnes e Derivados de Mato Grosso do Sul (Sicadems), Alberto Sérgio Capuci, a produção foi totalmente reestruturada e os frigoríficos retomaram os abates dentro da normalidade. “Todas as unidades que tinham como foco o mercado americano já realinharam seus fluxos e seguem exportando para novos parceiros comerciais”, destacou.

A resposta rápida do setor demonstra a flexibilidade e força do agronegócio sul-mato-grossense, que continua mantendo seus índices de produção e exportação mesmo em meio a um cenário internacional de incertezas.

Publicidades

2

Mais Notícias