1
Artigo

Lula Airlines: voando mais alto que FHC

Por Wander Lopes

05/05/2025

Brasília — Em tempos de céus abertos e malas sempre prontas, o presidente Lula parece ter assumido não só o comando do país, mas também o posto de piloto-chefe da mais nova companhia aérea presidencial: a Lula Airlines. Com escala em todos os continentes (exceto a Antártica, por enquanto), o presidente já ultrapassou em número de viagens internacionais o antigo frequent flyer Fernando Henrique Cardoso, carinhosamente apelidado por opositores de “Viajando Henrique”.

 

Fontes não confirmadas sugerem que o passaporte de Lula já pediu aposentadoria por estafa, e que o Itamaraty encomendou uma nova mala feita com fibra de satélite para aguentar o ritmo. Nos bastidores, especula-se que o presidente está perto de conquistar o status diamante no programa de milhagens da diplomacia global, com direito a upgrade vitalício e cafuné nas reuniões do G20.

 

Enquanto FHC cruzava os ares nos anos 90 com elegância sociológica, Lula segue na missão de abraçar o mundo — literalmente. Embaixadores já criaram um ranking informal de quantos segundos dura cada abraço presidencial. O recorde atual é da chanceler alemã, que ficou 12 segundos imobilizada num afeto diplomático.

 

Críticos dizem que o presidente está mais presente nos salões de Davos que no chão rachado do sertão. Já os defensores afirmam que, se é para vender o Brasil lá fora, melhor que seja com carisma e um boné do MST.

Publicidades

Fran 3

Mais Notícias