Último Trecho da Rota Bioceânica no Paraguai Começa a Receber Imprimante Asfáltico
As obras do último trecho da Rota Bioceânica no Paraguai, que ainda não estava pavimentado, avançam a passos rápidos. O segmento de 224 quilômetros da Rota PY15, entre Mariscal Estigarribia e Pozo Hondo, na fronteira com a Argentina, começou a receber imprimante asfáltico. Essa emulsão é essencial para conectar a base do pavimento à camada final, segundo o Ministério de Obras Públicas y Comunicaciones (MOPC) do Paraguai.
Esse trecho no Chaco Paraguaio é vital para o Corredor Bioceânico, uma megaestrada que liga o Brasil, passando pelo Paraguai e Argentina, até o Chile, cruzando o Atlântico e o Pacífico. O MOPC informou que a pavimentação foi dividida em quatro lotes, de 52 a 59 quilômetros cada, para acelerar a conclusão das obras.
Dos 224 quilômetros, 220 são destinados à pavimentação principal do corredor, e o restante será utilizado em melhorias complementares, como acessos, travessias urbanas e vias coletoras. Além disso, Mariscal Estigarribia e Pozo Hondo receberão melhorias, incluindo rotatórias, acessos aos aeroportos e cabines de pedágio.
Em Pozo Hondo, será construído um centro de controle na fronteira com a Argentina. O projeto conta com um investimento de US$ 354,2 milhões, financiado pelo Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).
Divisão dos Trechos e Investimentos
A pavimentação da Rota Bioceânica no Paraguai foi dividida em três trechos. O primeiro, de Carmelo Peralta a Loma Plata (277 quilômetros), já foi concluído com um investimento de US$ 443 milhões. A ponte que liga Carmelo Peralta ao Brasil, em Porto Murtinho, também está em construção.
O segundo trecho, que vai de Cruce Centinela a Mariscal Estigarribia (102 quilômetros), tem um investimento previsto de US$ 110 milhões. Sua pavimentação começará após a conclusão do terceiro trecho, uma vez que a rodovia PY09, remodelada, pode servir como alternativa.
Ponte da Bioceânica: Avanços na Construção
Em Carmelo Peralta, está sendo construída a Ponte da Bioceânica, que ligará o Paraguai ao Brasil. A ponte, com 1.294 metros de extensão, está sendo construída por um consórcio binacional, com investimento de R$ 575,5 milhões pela Itaipu. A estrutura inclui viadutos de acesso e uma parte estagiada de 632 metros sobre o rio Paraguai, com pilares que atingem 130 metros de altura.
A obra está projetada para ser concluída até março de 2026 e contará com faixas de rodagem de 3,60 metros, acostamentos de 3 metros, ciclovia e calçada para pedestres. Além disso, o projeto prevê inovações em segurança e acessibilidade.
No lado paraguaio, também já foi iniciada a licitação para a pavimentação de 3,8 quilômetros de estrada que dará acesso à ponte.
Esses investimentos e melhorias no transporte são fundamentais para a integração e o desenvolvimento das infraestruturas de transporte no Paraguai e nos países vizinhos.